Foto:Polícia Civil
Um jovem foi preso e um adolescente foi apreendido após a investigação da morte de Valdenir Machado Moraes, 55 anos. As ordens judiciais foram cumpridas na quinta-feira e divulgadas nesta sexta-feira pela Polícia Civil. Outros dois suspeitos de envolvimento no crime já estavam presos.
Os policiais da Delegacia de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DPHPP) identificaram os quatro suspeitos envolvidos no crime e solicitaram os mandados de prisão à Justiça. A prisão de um dos autores foi feita no Bairro Camobi. O adolescente que também teria participado da execução foi localizado e apreendido em uma propriedade rural de Nova Palma. Dois dos investigados já estavam presos na Penitenciária Estadual de Santa Maria (Pesm) onde foram informados das novas ordens de prisão.
Segundo as investigações, dois deles eram os executores, um o mandante do crime e outro, a pessoa que organizou a logística para o crime. Moraes foi morto na noite de 21 de março na Rua Cacequi no Bairro Caturrita. Ainda conforme o que foi apurado pelos policiais, ele estava em casa quando sido atraído pelos assassinos que a mataram a tiros no pátio da casa. Os presos tem 22, 24, 26 e 17 anos.
- Delegacia de homicídio está então concluindo as diligências com relação a essa morte que ocorreu no dia 21 de março. Temos quatro pessoas presas que seriam o mandante do crime, dois executores, um deles adolescente, e um indivíduo que é responsável pela logística totalizando então quatro pessoas que estão sendo indiciadas por esse crime que a gente tem por esclarecido. Essa ação vem na linha desse trabalho intenso que a delegacia de homicídios vem fazendo em parceria com outras instituições visando reduzir essa onda de homicídios que vinha numa crescente e hoje a gente consegue comemorar em uma redução de mais de 20% - explica o delegado Marcelo Mendes Arigomy, titular da DPHPP.
O preso em Camobi possui vário antecedentes criminais, e foi encaminhado à Pesm. O adolescente foi encaminhado ao Centro de Atendimento Socioeducativo. A ação contou com apoio da delegacia de Nova Palma.